Comentário do
pretexto
Olhando para a
evolução das actividades da humanidade, sobretudo nas áreas como medicina,
astronomia, etc., viu-se que o mundo está numa grande velocidade até que, quem não estiver informado e acompanhando o
ritmo fica sempre atrás. É verdade; a tecnologia está avançando com grande
velocidade.
Esta velocidade
que leva o mundo tecnológico ou técnico deixa iludir as mentes de que nas áreas
de formação e educação não existe esta mesma velocidade, isto é, estas áreas
estão muito atrasadas e não evoluem. Esta é uma visão externa da realidade.
Olhando com lentes da profunda observação, viu-se que na educação há grandes
transformações ou evolução. No mesmo momento que há evolução e descobertas na medicina, biologias, transporte e telecomunicação,
etc., há também descobertas na educação. No entanto, o nascimento e evolução
das novas tecnologias é um apoio para a evolução no campo da formação. A
evolução rápida ajuda a questionar a educação e lhe empurrar a acompanhar o
ritmo. Por isso, viu-se que, hoje por exemplo, existe ensino a distância em
todos os cantos do país, há instrumento de teleconferência nalgumas
universidade, entre outras na UP. Nas escolas das crianças com necessidades
educativas tem instrumentos apropriados, como o Braille. Muitos professores
ensinam usando o data show, etc., - instrumento tecnológicos que não existiam
há 20 anos atrás -.
Para adaptar a
educação ou formação às novas exigências e tendo em conta das evoluções
tecnológicas, etc., há sempre reformas no campo de educação. Isso mostra que a
educação acompanha sempre o ritmo da evolução doutras áreas.
A escola já não
é o lugar para considerar a criança como adulto em miniatura, já não é
como foi considerada no inicio, “escola peripatética”, onde as
criança acompanhava aulas caminhando, onde não havia sala de aula, etc. hoje
portanto, alunos estudam sentados e tem currículo por cada nível de ensino.
Isto mostra que há evolução em relação daquilo que se sabe da educação na
história.
Hoje a escola
primária é gratuita e qualquer um pode aceder nela. O professor que era o
conhecedor de tudo há anos atrás, que não deixava o aluno se expressar ou
contribuir na aula, que transmitia o conhecimento, hoje está mediar o ensino,
trabalhando junto com alunos para descobrir a matéria. O professor já não tem a
mesma posição que tinha há alguns anos atrás. Os alunos que ficavam passivos
durante a leccionação, estão hoje activos e participativos. Portanto, a
mentalidade educativa mudou muito e dia após dia está a se desenvolver. Em
algumas escolas usam-se computadores, embora não são todas, enquanto há 15 anos
usava-se máquina a escrever, mecânica. Há bibliotecas em todas as
províncias do país e em algumas escolas,
o que facilita os alunos em entrar em contacto com o conhecimento. Os alunos
fazem pesquisas no internet, coisa que não acontecia dantes. Tudo isso marca um
passo da evolução na educação.
Portanto, não
concordo de que nas outras áreas de conhecimento há uma grande evolução, e que na formação e educação não há.
O que é verdade é que noutras áreas há muita dedicação em pesquisas do que
naquilo que se faz na formação.
Assim, o
desenvolvimento ou evolução de todas as áreas e sobretudo na educação é um
grande desafio. A área da formação/educação deverá multiplicar os esforço, as
pesquisas e adaptar-se ao ritmo de evolução das outras áreas.
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