terça-feira, 26 de maio de 2015


 
 
Comentário do pretexto
Olhando para a evolução das actividades da humanidade, sobretudo nas áreas como medicina, astronomia, etc., viu-se que o mundo está numa grande velocidade até que,  quem não estiver informado e acompanhando o ritmo fica sempre atrás. É verdade; a tecnologia está avançando com grande velocidade.
Esta velocidade que leva o mundo tecnológico ou técnico deixa iludir as mentes de que nas áreas de formação e educação não existe esta mesma velocidade, isto é, estas áreas estão muito atrasadas e não evoluem. Esta é uma visão externa da realidade. Olhando com lentes da profunda observação, viu-se que na educação há grandes transformações ou evolução. No mesmo momento que há evolução e descobertas na  medicina, biologias, transporte e telecomunicação, etc., há também descobertas na educação. No entanto, o nascimento e evolução das novas tecnologias é um apoio para a evolução no campo da formação. A evolução rápida ajuda a questionar a educação e lhe empurrar a acompanhar o ritmo. Por isso, viu-se que, hoje por exemplo, existe ensino a distância em todos os cantos do país, há instrumento de teleconferência nalgumas universidade, entre outras na UP. Nas escolas das crianças com necessidades educativas tem instrumentos apropriados, como o Braille. Muitos professores ensinam usando o data show, etc., - instrumento tecnológicos que não existiam há 20 anos atrás -.
Para adaptar a educação ou formação às novas exigências e tendo em conta das evoluções tecnológicas, etc., há sempre reformas no campo de educação. Isso mostra que a educação acompanha sempre o ritmo da evolução doutras áreas.
A escola já não é o lugar para considerar a criança como adulto em miniatura, já não é como foi considerada no inicio, “escola peripatética”, onde as criança acompanhava aulas caminhando, onde não havia sala de aula, etc. hoje portanto, alunos estudam sentados e tem currículo por cada nível de ensino. Isto mostra que há evolução em relação daquilo que se sabe da educação na história.
Hoje a escola primária é gratuita e qualquer um pode aceder nela. O professor que era o conhecedor de tudo há anos atrás, que não deixava o aluno se expressar ou contribuir na aula, que transmitia o conhecimento, hoje está mediar o ensino, trabalhando junto com alunos para descobrir a matéria. O professor já não tem a mesma posição que tinha há alguns anos atrás. Os alunos que ficavam passivos durante a leccionação, estão hoje activos e participativos. Portanto, a mentalidade educativa mudou muito e dia após dia está a se desenvolver. Em algumas escolas usam-se computadores, embora não são todas, enquanto há 15 anos usava-se máquina a escrever, mecânica. Há bibliotecas em todas as províncias  do país e em algumas escolas, o que facilita os alunos em entrar em contacto com o conhecimento. Os alunos fazem pesquisas no internet, coisa que não acontecia dantes. Tudo isso marca um passo da evolução na educação.
Portanto, não concordo de que nas outras áreas de conhecimento há uma grande evolução,   e que na formação e educação   não há. O que é verdade é que noutras áreas há muita dedicação em pesquisas do que naquilo que se faz na formação.
Assim, o desenvolvimento ou evolução de todas as áreas e sobretudo na educação é um grande desafio. A área da formação/educação deverá multiplicar os esforço, as pesquisas e adaptar-se ao ritmo de evolução das outras áreas.

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