Considerações
iniciais
Educar é uma
tarefa muito difícil e importante porque exige muitas qualidades da parte do
educador. Mas quem é esse educador ? quais são os requisitos ou seja, que
conhecimentos e aptidões que ele deve ter
para merecer a confiança da sociedade ? para transmitir valores que a sociedade espera ?
A família, os
grupos etários , a mídia e todas as agencias sociais, quer deliberadamente ou
não passam valores, hábitos, costumes e até mesmo conhecimentos. São portanto
agencias educacionais. Mas serão educativas apenas se contribuírem para a
formação da pessoa (criança, adulto, adolescente) em conformidade com os
valores universais de verdadeiro, belo e bom, tanto no plano individual como no
social. Todos estes grupos funcionam como agentes educadores, isto é, agentes
que assistem e modelam o individuo humano na direcção de uma personalidade e
uma cultura.
À medida que as
sociedades foram se tornando cada vez mais complexas, as funções de agentes
educadores foi passando a outras
agencias que é a escola. A educação passou a ser tarefa quase exclusiva da
escola e de seus professores (educadores).
Com a educação
escolar, esvazia-se quase completamente o papel educacional formal da família e
de outras agencias da sociedade, e nasce a educação de base pedagógica,
planificada e organizada, com estrutura e funcionamento definido.
Organizando
assim uma educação estruturada ou sistemática, quer dizer ter pessoas
capacitadas ou formadas para este efeito. Estas pessoas são os educadores.
Mas que tipo de
educador precisamos para o exercício desta tarefa ? que qualidades devem ter
para poder exercer com eficácia esta tarefa ?
Exemplo: um
professor que foi carregado na carinha no estado de embriaguez enquanto foi um
bom professor.
Qualidades
O educador
acima de tudo deve possuir boa saúde física e mental, e
deve ser:
Calmo/sereno,
observador/atento, autónoma/Responsável, , sociável
crítico , a sociedade de hoje exige que o professor assuma uma posição
crítica dentro da sociedade, deve também ser criativo/aberto, deve ser humilde
para admitir os seus erros e procurar conserta-los ao longo do caminho, mudando
a sua prática para melhor, deve dominar o conteúdo (competência: professor
que desperta, dialoga, facilita e comunica) que devera transmitir e
saber como e onde usar o seu conhecimento, deve ser sensível, estar
envolvido socialmente com seu aluno, conhecer a comunidade e os problemas
enfrentados por ela, discutir esses problemas com seus alunos e orientá-los na
busca de possíveis soluções, através da participação activa e da cooperação. Honesto,
sigiloso, prudente, corajoso , firme, compreensivo, imparcial, optimista, humorado
Aspectos
humanos
Manifesta
Abertura e optimismo pedagógico, enriquece-se sob o ponto de vista profissional
e humano pelo trabalho pessoal e pelo contacto com os outros, é disponível para
o trabalho em grupo (cooperante, pondo em comum experiencias e conhecimentos, é
dinamizador, confia nos outros estimulando e reforçando positivamente as suas
intervenções, fundamenta o seu ponto de vista mas admite perspectivas diferente
das suas), revela estabilidade emocional (actua uma situação de conflito, isto
é enfrenta a situação conflituosa, facilita a definição de problema, ajuda encontrar
soluções para o problema), responde com tranquilidade e segurança a perguntas
mais ou menos extemporâneas, manifesta disponibilidade afectiva em relação a
alunos e colegas; procura contribuir para a promoção de reuniões com membros da
comunidade para: intercambio de valores culturais, resolução de problemas;
contribui para o desenvolvimento da consciência; é receptivo e; revela
criatividade; oferece aos alunos oportunidade de reflectirem sobre ele próprio
e suas aspirações.
Aspectos
relativos ao conhecimento
Amplia,
aprofunda e actualiza conhecimentos científicos e psicopedagógicos; mobiliza
conhecimento (organiza os conhecimentos de forma a que a sua transmissão seja
correcta; utiliza adequadamente conhecimentos do seu ramo e/ou de outros ramos;
não comete erros; dá resposta correcta ainda que posteriormente à problemas que
lhe são postos)
Deve possuir
capacidades de:
Planificação,
organização e avaliação do ambiente educativo, observação, planificação e
avaliação de cada aluno, incluir todas
os alunos na sua sala, atendendo às sua necessidades.
Aspectos
relativos à preparação das aulas
Define
objectivos adequados ou nível dos alunos; selecciona conteúdos do programa;
distingue num conteúdo, o essencial do acessório; define e selecciona,
atendendo às diferenças do meio individuais, estratégias vaiadas e adequadas
aos objectivos, ao conteúdo, a idade dos alunos e aos princípios metodológicos
gerais e da disciplina; articula
conteúdos, objectivos, estratégias e avaliação; prepara o material a utilizar
nas aulas com cuidado e antecedência, planifica trabalhos para casa numa
perspectiva de criação, nos alunos de hábitos de trabalho
Concretização
das aulas
Organiza o
espaço da aula de modo que existam boas condições de trabalho; interessa-se
pelos seus alunos, confia neles e tenta compreendê-los; motivas os alunos,
clarifica com os alunos os objectivos a atingir de modo a desenvolver o sentido
da responsabilidade; cria ambiente de trabalho; assume habitualmente o papel de
animador democrático do grupo turma; revela tranquilidade, firmeza e
compreensão; aproveita os conflitos para reflexão sobre comportamentos e/ou
estabelecimentos de normas; é entusiasta e alegre; revela disponibilidade;
evita a competição; propõe tarefas adequadas; mantém um ritmo de aula equilibrado
às características de turma; dá tempo ao aluno para pensar; procura manter
todos alunos activos e evita tempo mortos; formula correctamente os problemas;
supera situação imprevistas; reage criativamente a perguntas, sugestões e
comportamentos imprevistos; responsabiliza os alunos, encarregando-os da
execução de pequenas tarefas individuais ou em grupo; ensaia a concretização do
trabalho independente; facilita e varia a comunicação na aula; suscita
comunicação; aceita e explora respostas diferentes e/ou erradas
Deve saber:
Criar empatia,
trabalhar em grupo (O trabalho de equipe gera resultados satisfatórios),
respeitar a igualdade e a diferença
Ø No sucesso do educador, estão presentes: a capacidade de
aprender, ensinar, mudar e arriscar o seu desempenho, optimismo e crenças na
vida e em tudo o que esta implica; acreditar no que faz, estabelecer dialogo assíduos com outros
parceiros; o gosto verdadeiro em estar com os alunos, a preocupação em
comunicar com os alunos de uma forma honesta e verdadeira; abertura à mudança
Os desafios
A nossa sociedade está em expansão em ritmo acelerado,
e cabe ao educador enfrentar desafios.
E mesmo ser educador é um desafio.
O professor
deve se colocar na posição de eterno aprendiz que busca uma formação profissional continua,
actualização ou especialização em sua área que o torne capaz de desenvolver um
plano de desenvolvimento pessoal onde ele próprio será o gestor do seu processo
de aprendizagem,
Para o
desenvolvimento de sua profissão ele deve ser responsável em disponibilizar o
conhecimento produzido pelas suas pesquisas.
A parceria com
a família é um poderoso aliado para o sucesso do aprendizado do aluno assim como a qualidade da escola. O desafio
aí é desenvolver essa parceria de forma
construtiva, estabelecendo espaços apropriados para a participação responsável
dos pais, de acordo com suas possibilidades e habilidades
O educador
precisa desenvolver a habilidade de ajudar esses alunos a trabalhar de modo a
implantar uma cultura estudo.
Formação de
hoje
Hoje em dia
ouvimos falar de que as crianças de hoje não sabem ler nem escrever na sexta
classe…, o que nós fazemos para remediar e mostrar que não é verdade
Corrupção
Hoje são os
pais que vão pedir aos professores para deixar passar o filho passar duma
classe a outra. Entretanto são eles que dizem que não há boa formação. O que
fazemos quando se apresentam a nós ?
Salário magro
Por causa de 5
Mt perdemos o nosso valor
O salário é
magro mas a formação deve ser de qualidade.
·
Ser educador
é preocupar-se de: que tipo de geração queremos formar ? cidadãos competentes,
éticos, solidários, comprometidos com a
transformação de uma sociedade mais justa ? o educador não pode esquecer que
ele é um referencial tanto positivo quanto negativo para seus educandos.
Portanto, ele deve ser coerente, verdadeiro, inspirativo, construtivo,
pois a marca de seu carácter é que
falará mais alto na vida de seus educandos que buscam um referencial positivo
que lhe mostre um caminho confiável. O desafio de preparar um a geração para a
vida, requer do educador não só o conhecimento da realidade em que ele está
inserido assim como a sua participação no enfrentar dos problemas sociais de
sua comunidade.
·
Ser
educador é uma profissão de muita responsabilidade, principalmente na sociedade
que estamos inseridos, isto é, uma sociedade em que a maioria tem problemas de
pobreza, da corrupção, falta de motivação dos alunos, família desestruturada,
entre tantos obstáculos.
·
O
educador não tem mais a função de transferir conteúdo, mas de ajudar o educando
a transformar essa informação em conhecimento ou seja, fazer com que os
esclarecimentos repassados ao aluno transformem-se em conhecimento e que o aluno consiga empregar esse
conhecimento teórico na sua vida do dia-a-dia. Assumir um papel que antes era
da família. Entretanto, o educador tem que ter o cuidado para não impor a sua
visão de mundo, sua ideologia; tem que possuir uma mente aberta para a
diferença sócio-cultural existente na sala de aula
·
É
necessário que o educador deixe os seus alunos falar de si, dê ideias,
opiniões.
Desde o
surgimento da educação sistematizada, através do seu maior instrumento, a escola,
o professor sempre teve a função de ensinar. Esta função porem, sofreu e continua
sofrendo, modificação de acordo com os interesses e as necessidades de cada
época. No principio o professor era
visto como um transmissor de conhecimento: aquele que detinha o saber e deveria
deposita-lo no aluno mas hoje não é o caso.
O professor aparece com um novo papel dentro da sociedade. Sua função é de
educador, mediando o processo ensino-aprendizagem, levando o aluno a construir
seu conhecimento. Assim o aluno torna-se curioso em saber muita coisa. Neste
caso o educador deve assumir o papel de pesquisador para poder responder
a esta curiosidade.
Considerações
finais
As qualidades
requisitas do educador cultiva-se. E por isso o educador é um eterno aprendiz.
Cléophas Mudita Ilunga, Ofm
24/02/2012
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